"Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos." (Pitágoras)

29 de maio de 2013

Exposição"História da Vida"

Olá lobos!!!

Hoje venho fazer um convite mais do que especial!!


Na nossa próxima atividade 08/06/2013 convidamos todos a participar da exposição "História da Vida".

Essa exposição irá retratar toda a história da evolução da vida na terra, desde o seu aparecimento no planeta até os dias de hoje, de uma forma divertida e bem didática, com um enfoque mais científico. As pessoas poderão vislumbrar réplicas de fósseis, animais embalsamados de verdade, dinossauros, e muito mais, passeando por todas as eras geológicas, desde o Hadeano até o Holoceno (o equivalente, aliás, aos 6 dias da criação da Bíblia)!

Será uma oportunidade incrível de conhecer um pouco mais sobre os mistérios da natureza.

Para saber um pouco mais sobre o que os aguarda assista o vídeo abaixo e fique desde já ansioso por desvendar esse mundo fantástico!!


                            

Você com certeza não irá perder essa super apresentação.

Para conhecer um pouco mais visite: Exposição Maravilhas da Criação.

Chefes Baloo

28 de maio de 2013

Especialidade Arte em Origami - Pedro e Eduardo

Olá Lobos!!!

Estou SUPER atrasada com as postagens do nosso blog, mas prometo fazer o Melhor Possível para colocar tudo em dia e depois manter tudo sempre atualizado.

Dois de nossos amigos lobos conquistaram a especialidade Arte em Origami. Essa arte japonesa milenar conquista muitas pessoas ao redor do mundo por ser barata (apesar de existirem papéis específicos é possível fazer origami com qualquer papel) e de uma beleza inquestionável.

Convido vocês a relembrarem através de fotos as apresentações do Pedro...







E do Eduardo...





Nossos Parabéns e que vocês continuem sempre em busca de novos conhecimentos.

Chefes Baloo

27 de maio de 2013

Passeio Sabina e Especialidade de Astronomia e Paleontologia

Olá Lobinhos!!!!

E aí, curtiram o passeio de sábado no Parque Escola Sabina??
Eu ADOREI!!!
Me diverti e aprendi MUITO!!!

Já coloquei todas as fotos no nosso Face, mas vou postar algumas aqui também.


Para mim as duas partes mais interessantes foram o Planetário...




E os dinossauros.




Os lobos que quiserem conquistar o distintivo de Astronomia e participaram da atividade no Sabina, já possuem um item. A visita ao Planetário é um item da especialidade. Vocês só precisam fazer um relatório sobre as principais informações e curiosidades apresentadas durante a sessão. Aproveitem que o passeio ainda está fresquinho na cabeça e mãos a obra.

Para a conquista será necessário cinco itens. Um vocês já possuem, escolham outros 4 e marquem a data de apresentação com a chefia. Selecionei alguns itens que achei super legais, porém vale consultar o Guia de Especialidade e escolher o que vocês mais gostarem.

Astronomia

1- Enunciar a influência do sol e da lua na sucessão das estações do ano.
3- Descrever os movimentos da Terra.
8- Dizer os nomes e a localização dos Centros de Lançamentos Espaciais no Brasil.
9- Construir e apresentar a sua Seção uma luneta simples para observar o céu.
11- Construir e apresentar a sua Seção o modelo astronômico do Sistema Solar.
14- Participar de uma visita com exposição em um Planetário, apresentando a sua Seção um resumo das principais informações e curiosidades sobre o que foi apresentado.

O item que está em vermelho é o que vocês já possuem, fora este separei mais 5, lembrando que deles vocês precisam apenas de 4. Tenho certeza que vocês farão sucesso.

Nosso passeio pode proporcionar aos curiosos a chance de conquistar mais uma especialidade, a de Paleontologia. Um dos itens foi conquistado enquanto visitávamos a parte dos dinossauros e na atividade do dia 08/06 estamos preparando uma surpresa espetacular para enriquecer ainda mais esse tema.
Que tal vocês escolherem mais um item e partirem em busca desse distintivo?? Isso mesmo!! Só mais um item e vocês poderão se orgulhar dessa conquista. Pesquisem no Guia de Especialidade e surpreenda os amigos e a chefia.

Abraços e até nossa próxima aventura!!

Chefes Baloo 

21 de maio de 2013

Progressão Pessoal dos Lobinhos

Olá lobos, pais e amigos!

Hoje vamos explicar um pouco sobre a progressão dos lobinhos.


O QUE É PROGRESSÃO PESSOAL?

É a conquista progressiva dos objetivos educativos pelos lobinhos. Progressão Pessoal é sinônimo de crescimento, evolução, desenvolvimento pessoal. As etapas de progressão têm por finalidade motivar, pelo
reconhecimento, o avanço dos jovens na conquista de seus objetivos pessoais e se identificam por um distintivo usado na manga esquerda do uniforme ou traje escoteiro.

QUAIS SÃO AS ETAPAS DE PROGRESSÃO NO RAMO LOBINHO?





Lobo Pata-tenra - Quando o lobinho começa trabalhar com os objetivos
correspondentes à Infância Média (associa-se à imagem do animal recém
nascido);








Lobo Saltador - Quando o lobinho já houver conquistado cerca da metade dos seus objetivos da Infância Média (associa-se às características de curiosidade e deslumbramento diante das descobertas de suas próprias capacidades);








Lobo Rastreador - Desde que o lobinho tenha conquistado quase a totalidade dos objetivos pessoais correspondentes à Infância Média (associa-se ao comportamento em busca de objetivos, próprios do animal que já conhece o ambiente em que vive);








Lobo Caçador - No momento em que o lobinho tenha conquistado pelo menos a metade dos objetivos correspondentes à Infância Tardia (associa-se à postura do lobo que domina as suas capacidades, possui objetivos definidos e empenha em conquistá-los).





Cada uma dessas etapas tem o seu guia e quando o lobinho muda de etapa, passa a usar o guia correspondente.


COMO SE ACOMPANHA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL DE UMA CRIANÇA?

De forma sistemática e contínua, observando a criança em todas as atividades que participa e verificando se ela está incorporando acréscimos à sua conduta, de acordo com os objetivos educativos propostos. Para que isso seja possível, um escotista só poderá acompanhar no máximo seis crianças e fazê-lo pelo período mínimo de um ano.

COMO O ESCOTISTA REGISTRA AS CONQUISTAS DAS CRIANÇAS?

O escotista responsável anota periodicamente as observações que faz durante a sua convivência com as crianças que acompanha. No "Caderno do Velho Lobo", publicação da UEB/SP há planilhas para acompanhamento da progressão pessoal das crianças.

QUANDO SE AVALIA A PROGRESSÃO PESSOAL?

Desde o momento em que a criança ingressa na Alcateia  no período introdutório, para verificar em qual etapa de progressão encontra-se o seu estágio de desenvolvimento pessoal e ao término de cada Ciclo de
Programa.

QUEM AVALIA?

No final de um Ciclo de Programa, os escotistas reúnem-se para concluir sobre a progressão pessoal de cada criança.

Chefes Baloo

14 de maio de 2013

Francisco de Assis

Olá lobinhos!!!

Hoje vou apresentar para vocês a história de Francisco.



Nasci na Itália, numa pequena aldeia chamada Assis. Por isso me chamam Francisco de Assis.
Embora tenha nascido numa época bem diferente, fui parecido com alguns jovens de hoje.
Meu pai era um rico comerciante de tecidos e eu tinha tudo o que queria. Era mimado, estudava pouco
e não fazia quase nada. Quando cresci fui para a guerra com meus amigos. Fui aprisionado e adoeci. Ali, na solidão, eu pensava que não havia feito nada de importante na vida e que era muito infeliz, mas quando consegui voltar a Assis comecei a me sentir melhor.
Com as forças recuperadas percebi que estava mudado, como se alguém tivesse me dado olhos novos. Havia aprendido a ver as coisas bonitas que me cercavam. Via o sol, as flores, a lua, os pássaros, os mananciais. Tudo isso me entrava pelos olhos e me alegrava o coração. Então comecei a dar graças.
Graças pela terra e pela vida. Graças pelas boas pessoas que me rodeavam. Graças a Deus.
Também descobri que existiam pessoas muito pobres e que sofriam muito. Por isso me dediquei a ajudar a todos, com dinheiro e com alimentos.
Nessa época, muitas pessoas padeciam de uma enfermidade contagiosa, a lepra, que enchia o corpo de feridas. Para proteger as pessoas sadias, os leprosos abandonavam suas casas e iam viver fora das cidades. Eu, que sentia horror e repugnância dessa doença, nem passava por perto.
Um dia escutei a voz de Deus que me pedia para amar cada vez mais a todos, inclusive àqueles a quem desprezava. Tudo se tornou claro... fui auxiliar a meus irmãos leprosos, consolando-os pelo muito que sofriam.
Assim, daqueles de quem eu sempre fugi, recebi o maior entre todos os presentes... comecei a sentir uma paz e uma alegria verdadeiras.
Naquela época, rondava a cidade de Gúbio um lobo solitário, enorme e feroz, que devorava os animais domésticos e, algumas vezes, atacava até os homens. Todos o temiam e ninguém se arriscava a sair para o campo sem estar armado.
Um dia, resolvi sair ao encontro do lobo. Cheguei à sua gruta acompanhado de alguns habitantes da aldeia. Logo o lobo apareceu em meu caminho, mostrando seus dentes afiados em uma atitude bem pouco amigável. Então eu lhe disse: 
- Irmão lobo, eu te ordeno, em nome de Nosso Senhor, que não faças mal a mais ninguém, a partir de agora. O lobo se agachou aos meus pés, apoiou sua pata sobre minha mão estendida e começou a lambê-la,
humildemente.
Caminhamos juntos em direção à praça central, onde contei a todos o acontecido, pedi a todos que perdoassem o lobo e que a partir daquele momento lhe dessem a comida necessária para que ele não passasse fome. E foi assim que o irmão lobo passou a entrar e sair pelos quintais das casas de Gúbio, sendo sempre bem recebido e alimentado.
Uma dessas coisas que os homens custam muito a entender e a praticar é a paz: viver em paz consigo mesmo, com seus irmãos e com a natureza.
Vou contar-lhe como ajudei a promover a paz entre os habitantes da cidade de Siena, que se dividiam em dois bandos que lutavam entre si e que não estavam dispostos a uma reconciliação. Falei sobre a importância da paz, que a violência torna os problemas mais graves e separa ainda mais as pessoas. Convidei a que se olhassem com amor, que se pusessem no lugar do outro e que buscassem, nos argumentos dos que consideravam seus inimigos, as razões que os levavam a pensar e agir assim.
Inicialmente, ninguém pareceu muito disposto a fazer o que eu pedia. Com palavras fortes, cada bando explicava por que o lado oposto estava errado. Mas eu e Mateus, ajudados pela certeza de que uma Força Divina nos enviara àquele lugar para fazer o nosso melhor possível, continuamos tentando cumprir nossa tarefa.
Logo, os cidadãos de Siena começaram a se escutar mutuamente. Para nossa surpresa, mencionaram de forma respeitosa as suas queixas, descobriram que tinham pontos de vista em comum e que suas diferenças, embora continuassem existindo, não deveriam levá-los ao ódio.
Como resultado do diálogo, voltaram a encontrar a concórdia.
Lembre-se sempre, de que trabalhamos pela paz quando respeitamos as outras pessoas, quando cuidamos das plantas, dos animais, do ar, da água, do lugar onde vivemos...
Você pode contribuir para fazer com que o mundo seja melhor, tratando com carinho seus amigos, pais, irmãos e companheiros; ouvindo aos demais, quando têm opiniões diferentes da sua, e respeitando a todos durante todo o tempo.

Essa é mesmo uma linda história, e todos devemos vivencia-la no nosso dia a dia.

Uma das músicas de Francisco...

Lá vai São Francisco pelo caminho
De pé descalço tão pobrezinho
Dormindo à noite junto ao moinho

Bebendo a água do ribeirinho
Lá vai São Francisco de pé no chão
Levando nada no seu surrão
Dizendo ao vento bom dia, amigo

Dizendo ao fogo saúde, irmão
Lá vai São Francisco pelo caminho
Levando ao colo Jesus Cristinho
Fazendo festa no menininho

Contando histórias pros passarinhos


Chefes Baloo