"Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos." (Pitágoras)

16 de outubro de 2013

Acantonamento AR - ER - IR "Porque o Melhor da Infância é Brincar, Comer e Dormir"

Olá Lobos!!!!

Essa atividade ocorreu nos dias 22 e 23 de junho, sei que estou super atrasada com a postagem, mas vocês sabem dizer o que foi trabalhado nesta atividade??

Quais foram os itens de progressão que vocês cumpriram enquanto se divertiam brincando??

Não??!!!

Que tal descobrir um pouco mais...

Durante essa atividade vocês cumpriram um item que diz que vocês devem fazer uma compra e prestar contas com a chefia.


Na hora de "brincar" de cozinhar, vocês também estavam cumprindo um item da progressão de vocês. E como todos podem ver pelas fotos, foi realmente uma delicia esse momento!!!



Durante as brincadeiras observamos como vocês lidam com as frustrações, com as dificuldades, com as suas limitações e com as limitações dos amigos, etc.




E claro que tudo isso foi só um pouquinho do que aconteceu nessa atividade tão deliciosamente divertida.


Chefes Baloo

14 de outubro de 2013

Passagem do Guilherme

Olá Lobinhos, pais e amigos!!!

Essa postagem está SUPER-HIPER-MEGA atrasada, mas como diz o ditado: 
Antes tarde do que nunca!


 É fato que toda criança irá crescer. É fato que todo lobinho irá virar escoteiro. Porém isso não quer dizer que a chefia da Alcateia esteja preparada para dizer "até logo".

Toda criança que passa por nossa alcateia, leva um pouco de nós e deixa MUITO de si. Todas são especiais a sua maneira, mas sempre existem aquelas que tocam ainda mais fundo nossos corações, e ve-las seguir rumos a novos desafios é ao mesmo tempo uma recompensa e uma tortura.

É nesse momento que iremos ver florescer todas as sementes plantadas no ramo lobo. Será nessa nova fase que iremos, mesmo que ao longe, observar o amadurecimento e a vitória frente ao desconhecido.

No último sábado foi a vez de dizer "até logo" ao nosso sempre lobinho Guilherme. Ele que foi o bobo destaque de 2012. Ele que sempre foi meigo, carinhosos, inteligente e motivado. Ele que conquistou o coração de cada criança e de cada chefe.

Sucesso para você nessa nova fase de sua vida. E sempre que sentir saudades, lembre-se que uma vez lobo, sempre lobo.





Chefes Baloo 



10 de junho de 2013

Atividade 08/06/13 - Exposição História da Vida

Olá Lobos, pais e amigos!!!

A nossa atividade deste sábado foi um enorme SUCESSO!!!!

O rodrigo conseguiu despertar a curiosidade de todos os lobinhos presentes e só posso dizer que aqueles que não puderam comparecer perderam uma atividade sensacional!!

Foi uma viagem pelo tempo, através de todos os seres vivos que já habitaram este nosso planeta Terra.

Desde os imensos dinossauros, até pequenos insetos e estranhos animais que são ancestrais de bichos conhecidos de hoje em dia.

Espero que todos tenham gostado, aprendido e que aproveitem essa oportunidade para conquistar a especialidade de Paleontologia. Um dos itens vocês já possuem, só precisam elaborar em relatório sobre tudo o que viram, aprenderam e mais gostaram na nossa exposição. Após isso é só escolher mais um item e entregar o trabalho para a chefia até o dia 29/06.

Seguem fotos para deixar esse momento registrado para sempre em nossa memória.









Chefes Baloo

29 de maio de 2013

Exposição"História da Vida"

Olá lobos!!!

Hoje venho fazer um convite mais do que especial!!


Na nossa próxima atividade 08/06/2013 convidamos todos a participar da exposição "História da Vida".

Essa exposição irá retratar toda a história da evolução da vida na terra, desde o seu aparecimento no planeta até os dias de hoje, de uma forma divertida e bem didática, com um enfoque mais científico. As pessoas poderão vislumbrar réplicas de fósseis, animais embalsamados de verdade, dinossauros, e muito mais, passeando por todas as eras geológicas, desde o Hadeano até o Holoceno (o equivalente, aliás, aos 6 dias da criação da Bíblia)!

Será uma oportunidade incrível de conhecer um pouco mais sobre os mistérios da natureza.

Para saber um pouco mais sobre o que os aguarda assista o vídeo abaixo e fique desde já ansioso por desvendar esse mundo fantástico!!


                            

Você com certeza não irá perder essa super apresentação.

Para conhecer um pouco mais visite: Exposição Maravilhas da Criação.

Chefes Baloo

28 de maio de 2013

Especialidade Arte em Origami - Pedro e Eduardo

Olá Lobos!!!

Estou SUPER atrasada com as postagens do nosso blog, mas prometo fazer o Melhor Possível para colocar tudo em dia e depois manter tudo sempre atualizado.

Dois de nossos amigos lobos conquistaram a especialidade Arte em Origami. Essa arte japonesa milenar conquista muitas pessoas ao redor do mundo por ser barata (apesar de existirem papéis específicos é possível fazer origami com qualquer papel) e de uma beleza inquestionável.

Convido vocês a relembrarem através de fotos as apresentações do Pedro...







E do Eduardo...





Nossos Parabéns e que vocês continuem sempre em busca de novos conhecimentos.

Chefes Baloo

27 de maio de 2013

Passeio Sabina e Especialidade de Astronomia e Paleontologia

Olá Lobinhos!!!!

E aí, curtiram o passeio de sábado no Parque Escola Sabina??
Eu ADOREI!!!
Me diverti e aprendi MUITO!!!

Já coloquei todas as fotos no nosso Face, mas vou postar algumas aqui também.


Para mim as duas partes mais interessantes foram o Planetário...




E os dinossauros.




Os lobos que quiserem conquistar o distintivo de Astronomia e participaram da atividade no Sabina, já possuem um item. A visita ao Planetário é um item da especialidade. Vocês só precisam fazer um relatório sobre as principais informações e curiosidades apresentadas durante a sessão. Aproveitem que o passeio ainda está fresquinho na cabeça e mãos a obra.

Para a conquista será necessário cinco itens. Um vocês já possuem, escolham outros 4 e marquem a data de apresentação com a chefia. Selecionei alguns itens que achei super legais, porém vale consultar o Guia de Especialidade e escolher o que vocês mais gostarem.

Astronomia

1- Enunciar a influência do sol e da lua na sucessão das estações do ano.
3- Descrever os movimentos da Terra.
8- Dizer os nomes e a localização dos Centros de Lançamentos Espaciais no Brasil.
9- Construir e apresentar a sua Seção uma luneta simples para observar o céu.
11- Construir e apresentar a sua Seção o modelo astronômico do Sistema Solar.
14- Participar de uma visita com exposição em um Planetário, apresentando a sua Seção um resumo das principais informações e curiosidades sobre o que foi apresentado.

O item que está em vermelho é o que vocês já possuem, fora este separei mais 5, lembrando que deles vocês precisam apenas de 4. Tenho certeza que vocês farão sucesso.

Nosso passeio pode proporcionar aos curiosos a chance de conquistar mais uma especialidade, a de Paleontologia. Um dos itens foi conquistado enquanto visitávamos a parte dos dinossauros e na atividade do dia 08/06 estamos preparando uma surpresa espetacular para enriquecer ainda mais esse tema.
Que tal vocês escolherem mais um item e partirem em busca desse distintivo?? Isso mesmo!! Só mais um item e vocês poderão se orgulhar dessa conquista. Pesquisem no Guia de Especialidade e surpreenda os amigos e a chefia.

Abraços e até nossa próxima aventura!!

Chefes Baloo 

21 de maio de 2013

Progressão Pessoal dos Lobinhos

Olá lobos, pais e amigos!

Hoje vamos explicar um pouco sobre a progressão dos lobinhos.


O QUE É PROGRESSÃO PESSOAL?

É a conquista progressiva dos objetivos educativos pelos lobinhos. Progressão Pessoal é sinônimo de crescimento, evolução, desenvolvimento pessoal. As etapas de progressão têm por finalidade motivar, pelo
reconhecimento, o avanço dos jovens na conquista de seus objetivos pessoais e se identificam por um distintivo usado na manga esquerda do uniforme ou traje escoteiro.

QUAIS SÃO AS ETAPAS DE PROGRESSÃO NO RAMO LOBINHO?





Lobo Pata-tenra - Quando o lobinho começa trabalhar com os objetivos
correspondentes à Infância Média (associa-se à imagem do animal recém
nascido);








Lobo Saltador - Quando o lobinho já houver conquistado cerca da metade dos seus objetivos da Infância Média (associa-se às características de curiosidade e deslumbramento diante das descobertas de suas próprias capacidades);








Lobo Rastreador - Desde que o lobinho tenha conquistado quase a totalidade dos objetivos pessoais correspondentes à Infância Média (associa-se ao comportamento em busca de objetivos, próprios do animal que já conhece o ambiente em que vive);








Lobo Caçador - No momento em que o lobinho tenha conquistado pelo menos a metade dos objetivos correspondentes à Infância Tardia (associa-se à postura do lobo que domina as suas capacidades, possui objetivos definidos e empenha em conquistá-los).





Cada uma dessas etapas tem o seu guia e quando o lobinho muda de etapa, passa a usar o guia correspondente.


COMO SE ACOMPANHA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL DE UMA CRIANÇA?

De forma sistemática e contínua, observando a criança em todas as atividades que participa e verificando se ela está incorporando acréscimos à sua conduta, de acordo com os objetivos educativos propostos. Para que isso seja possível, um escotista só poderá acompanhar no máximo seis crianças e fazê-lo pelo período mínimo de um ano.

COMO O ESCOTISTA REGISTRA AS CONQUISTAS DAS CRIANÇAS?

O escotista responsável anota periodicamente as observações que faz durante a sua convivência com as crianças que acompanha. No "Caderno do Velho Lobo", publicação da UEB/SP há planilhas para acompanhamento da progressão pessoal das crianças.

QUANDO SE AVALIA A PROGRESSÃO PESSOAL?

Desde o momento em que a criança ingressa na Alcateia  no período introdutório, para verificar em qual etapa de progressão encontra-se o seu estágio de desenvolvimento pessoal e ao término de cada Ciclo de
Programa.

QUEM AVALIA?

No final de um Ciclo de Programa, os escotistas reúnem-se para concluir sobre a progressão pessoal de cada criança.

Chefes Baloo

14 de maio de 2013

Francisco de Assis

Olá lobinhos!!!

Hoje vou apresentar para vocês a história de Francisco.



Nasci na Itália, numa pequena aldeia chamada Assis. Por isso me chamam Francisco de Assis.
Embora tenha nascido numa época bem diferente, fui parecido com alguns jovens de hoje.
Meu pai era um rico comerciante de tecidos e eu tinha tudo o que queria. Era mimado, estudava pouco
e não fazia quase nada. Quando cresci fui para a guerra com meus amigos. Fui aprisionado e adoeci. Ali, na solidão, eu pensava que não havia feito nada de importante na vida e que era muito infeliz, mas quando consegui voltar a Assis comecei a me sentir melhor.
Com as forças recuperadas percebi que estava mudado, como se alguém tivesse me dado olhos novos. Havia aprendido a ver as coisas bonitas que me cercavam. Via o sol, as flores, a lua, os pássaros, os mananciais. Tudo isso me entrava pelos olhos e me alegrava o coração. Então comecei a dar graças.
Graças pela terra e pela vida. Graças pelas boas pessoas que me rodeavam. Graças a Deus.
Também descobri que existiam pessoas muito pobres e que sofriam muito. Por isso me dediquei a ajudar a todos, com dinheiro e com alimentos.
Nessa época, muitas pessoas padeciam de uma enfermidade contagiosa, a lepra, que enchia o corpo de feridas. Para proteger as pessoas sadias, os leprosos abandonavam suas casas e iam viver fora das cidades. Eu, que sentia horror e repugnância dessa doença, nem passava por perto.
Um dia escutei a voz de Deus que me pedia para amar cada vez mais a todos, inclusive àqueles a quem desprezava. Tudo se tornou claro... fui auxiliar a meus irmãos leprosos, consolando-os pelo muito que sofriam.
Assim, daqueles de quem eu sempre fugi, recebi o maior entre todos os presentes... comecei a sentir uma paz e uma alegria verdadeiras.
Naquela época, rondava a cidade de Gúbio um lobo solitário, enorme e feroz, que devorava os animais domésticos e, algumas vezes, atacava até os homens. Todos o temiam e ninguém se arriscava a sair para o campo sem estar armado.
Um dia, resolvi sair ao encontro do lobo. Cheguei à sua gruta acompanhado de alguns habitantes da aldeia. Logo o lobo apareceu em meu caminho, mostrando seus dentes afiados em uma atitude bem pouco amigável. Então eu lhe disse: 
- Irmão lobo, eu te ordeno, em nome de Nosso Senhor, que não faças mal a mais ninguém, a partir de agora. O lobo se agachou aos meus pés, apoiou sua pata sobre minha mão estendida e começou a lambê-la,
humildemente.
Caminhamos juntos em direção à praça central, onde contei a todos o acontecido, pedi a todos que perdoassem o lobo e que a partir daquele momento lhe dessem a comida necessária para que ele não passasse fome. E foi assim que o irmão lobo passou a entrar e sair pelos quintais das casas de Gúbio, sendo sempre bem recebido e alimentado.
Uma dessas coisas que os homens custam muito a entender e a praticar é a paz: viver em paz consigo mesmo, com seus irmãos e com a natureza.
Vou contar-lhe como ajudei a promover a paz entre os habitantes da cidade de Siena, que se dividiam em dois bandos que lutavam entre si e que não estavam dispostos a uma reconciliação. Falei sobre a importância da paz, que a violência torna os problemas mais graves e separa ainda mais as pessoas. Convidei a que se olhassem com amor, que se pusessem no lugar do outro e que buscassem, nos argumentos dos que consideravam seus inimigos, as razões que os levavam a pensar e agir assim.
Inicialmente, ninguém pareceu muito disposto a fazer o que eu pedia. Com palavras fortes, cada bando explicava por que o lado oposto estava errado. Mas eu e Mateus, ajudados pela certeza de que uma Força Divina nos enviara àquele lugar para fazer o nosso melhor possível, continuamos tentando cumprir nossa tarefa.
Logo, os cidadãos de Siena começaram a se escutar mutuamente. Para nossa surpresa, mencionaram de forma respeitosa as suas queixas, descobriram que tinham pontos de vista em comum e que suas diferenças, embora continuassem existindo, não deveriam levá-los ao ódio.
Como resultado do diálogo, voltaram a encontrar a concórdia.
Lembre-se sempre, de que trabalhamos pela paz quando respeitamos as outras pessoas, quando cuidamos das plantas, dos animais, do ar, da água, do lugar onde vivemos...
Você pode contribuir para fazer com que o mundo seja melhor, tratando com carinho seus amigos, pais, irmãos e companheiros; ouvindo aos demais, quando têm opiniões diferentes da sua, e respeitando a todos durante todo o tempo.

Essa é mesmo uma linda história, e todos devemos vivencia-la no nosso dia a dia.

Uma das músicas de Francisco...

Lá vai São Francisco pelo caminho
De pé descalço tão pobrezinho
Dormindo à noite junto ao moinho

Bebendo a água do ribeirinho
Lá vai São Francisco de pé no chão
Levando nada no seu surrão
Dizendo ao vento bom dia, amigo

Dizendo ao fogo saúde, irmão
Lá vai São Francisco pelo caminho
Levando ao colo Jesus Cristinho
Fazendo festa no menininho

Contando histórias pros passarinhos


Chefes Baloo


29 de abril de 2013

Kotick, a foca branca

Lobo, lobo, lobo!!!


Hoje vamos conhecer um pouco mais da história da Kotick, a foca branca.





Nasci em uma praia onde milhares de focas se reúnem para passar o verão. Como todo filhote, tive que  aprender muitas coisas, antes de “poder nadar com minhas próprias nadadeiras”, como dizem as focas. Com meus amigos aprendi a comer peixes, a chapinhar na água e a enfrentar as ondas.
Quando cresci, tive uma experiência que mudou minha vida: conheci os homens. As foquinhas estavam  brincando na praia quando eles chegaram, pegaram algumas e as levaram para um lugar onde estavam outros caçadores e começaram a bater nos meus amigos com paus que tinham ponta de metal.
As foquinhas ficaram imóveis, sem qualquer tipo de reação.
Quando contei às outras focas o que tinha visto, só me disseram que, se eu não quisesse ver as focas morrendo, não deveria me aproximar do matadouro.
Não entendi por que pensavam assim e tomei a decisão de procurar outro lugar para meu povo, onde os caçadores não pudessem chegar.
Mergulhei no mar e chorei muito. Meu pranto chegou aos ouvidos de um leão marinho que me perguntou:
- Posso saber por que você está chorando desse jeito?
- Estão matando todas as foquinhas!
- Como você é exagerado! Você não as está ouvindo brincar na praia? Provavelmente, só mataram umas
poucas.
- Mas estão matando! Precisamos encontrar outra praia!
- Você deve descansar um pouco e depois procurar o elefante marinho, que talvez conheça um bom lugar.
- Procuro um lugar seguro para as focas – perguntei ao elefante marinho 
- Quem sabe disso é manati, a vaca marinha - respondeu ele - Agora, dê o fora, pois estou muito ocupado. - Ocupado! Ocupaaado...! - gritaram as gaivotas.
Voltei para ouvir a opinião dos meus pais.
Meu pai me aconselhou a deixar as coisas como estavam; minha mãe, que eu deixasse de lado essas preocupações e fosse brincar com as outras foquinhas.
Vai ser mais difícil do que eu imaginava, pensei.
Não devo lutar apenas contra os homens, mas também contra a resignação do meu povo. Mas não tem importância, vou continuar procurando o que creio que é melhor para todos.
Naveguei muitos mares sem descanso. Atravessei sem sucesso águas frias e quentes, águas calmas e tormentosas. Inspecionei ilhas, rochedos e praias buscando um refúgio para o povo das focas. Mas onde quer que chegasse encontrava sempre com mais caçadores.
Foi uma viagem enorme, até encontrar as vacas marinhas. Comecei a segui-las de um lado para outro sem perdê-las de vista. Por sorte sou um bom nadador. Isso e o empenho para salvar meu povo me mantinham atento e ágil, e quase não notava meu cansaço.
Quando finalmente saíram à superfície, fiquei maravilhado. À luz do alvorecer apareceram diante dos meus olhos várias praias de areia suave e dura, rochas lisas boas para criar filhotes e dunas de inclinação suave. Além disso, meu olfato me informou que nenhum homem havia chegado até aquele lugar.
O que mais podia desejar o povo das focas?
Voltei para Novastoshnah, cansado, porém feliz. Contei minha façanha a meus pais e às outras focas. Convidei todo mundo a me acompanhar até o refúgio, mas só umas poucas se convenceram a me acompanhar.
O que eu não sabia, naquele tempo, é que nem sempre é fácil fazer com que todos aceitem uma nova ideia. As focas precisam de tempo para chegar a uma conclusão. Entretanto, quando chegou a temporada da migração, um bom grupo de focas veio ao meu encontro. Assumi a liderança do grupo e iniciamos a travessia do Pacífico rumo à formosa ilha que eu havia descoberto. E a cada ano, mais focas foram se juntando a nós.

Agora vamos a música...


Sou Kotick

(música: Se eu fosse um peixinho)

Sou Kotick, a foca branca
Gosto muito de brincar
Dou mergulhos, como peixes
Como é bom viver no mar.

Sou amigo e companheiro
Sempre pronto pra ajudar
O meu povo só precisa
de um lugar  para morar. 


Chefes Baloo

26 de abril de 2013

Rikki-Tikki-Tavi

Olá lobinhos!!!!

Vamos conhecer a história de Rikki-Tikki-Tavi.





Esta história aconteceu com Teddy e sua família.
Arrastado por uma avalanche de terra e de pedras produzidas pelas chuvas de verão da Índia, eu cheguei muito machucado ao jardim de uma pequena casa onde viviam Teddy e seus pais.
Eles trataram dos meus ferimentos e me acolheram com muito carinho e então passei a fazer parte da família. Quando recuperei minhas forças, dei um salto fenomenal e fui parar no ombro de Teddy.
Que grandes amigos nos tornamos desde então!
Tinha muito carinho por meu amigo e sua família, além de muita gratidão porque, sem a sua ajuda, teria morrido.
Em certa ocasião pude demonstrar-lhes todo o meu afeto, salvando-os do ataque de Nag, a cobra malvada, e sua perigosa esposa Nagaina. Nesse dia eu estava no jardim conversando com Darzee, o pássaro tecelão, e com sua amável esposa Darzeena, quando ouvi um silvo que vinha do gramado.
Rapidamente dei um pulo para trás e vi duas cobras, com as cabeças bem erguidas e os capuzes abertos.
Elas acreditavam que eu iria ficar apavorados só por vê-las, mas certamente não sabem que nós mangustos somos difíceis de assustar. Além disso, lembro-me que minha mãe sempre me ensinou que devemos lutar contra serpentes venenosas.
Sendo tão jovem, senti-me muito bem pela forma como consegui evitar o ataque pelas costas de Nag e
Nagaina. Isso me deu muita confiança e também me ensinou a estar sempre alerta, pois os perigos estão
por toda a parte.
Em outra vez, Teddy veio até mim e quando se abaixou para me colocar no seu ombro, percebi alguma coisa se mover entre a poeira e uma voz bem fraca disse:
- Cuidado! Eu sou a morte!
Quem falava era Karait, uma pequena serpente cor de terra. Sua picada é tão mortal quanto à de qualquer outro animal venenoso, no entanto é mais perigosa por ser pequenina e todos subestimarem sua importância.
Teddy estava em perigo.
Sem vacilar, avancei em direção a Karait, ondulando meu corpo como se estivesse dançando.
A serpente atacou imediatamente, mas eu saltei sobre suas costas e dei-lhe uma mordida fatal.
Assim consegui salvar a vida de Teddy mais uma vez. Ele e seus pais ficaram muito felizes e eu também
fiquei muito satisfeito com as minhas ações.


Agora que já conhecemos a história é hora de aprendemos a música.

RIKKI TIKKI TAVI
Melodia: "Croc, croc", da Xuxa


Rikki Tikki
Tikki Tavi.
O mangusto que um dia
o jovem Teddy acolheu.

Rikki Tikki
Tikki Tavi.
Que prova de amizade que ele deu.

Darzee, o passarinho que vivia no jardim
temia a cobra Nag que do mal estava a fim.

Mas todos se uniram para Nag enfrentar
e Rikki Tikki Tavi, o valente, foi lutar.

Nag e Nagaína
eram um perigo.
Rikki acabou com eles
defendendo o seu amigo.


Rikki Tikki
Tikki Tavi.
O mangusto que um dia
o jovem Teddy acolheu.

Rikki Tikki
Tikki Tavi.
Que prova de amizade que ele deu.


Fonte: http://lobinhosdoadelckbistao.blogspot.com.br/

Chefes Baloo

22 de abril de 2013

Kaa

Olá lobos, pais e amigos!!!

Essa semana vamos conhecer a história de Kaa.




Sou Kaa, a serpente. Mas não precisa ter medo, eu não sou venenosa. Sou esperta, experiente e posso ensiná-lo a usar sua inteligência, para que você deixe suas pegadas neste mundo para todo o sempre.
Gosto de conhecer coisas novas, pois sou muito curiosa. Lobinhos(as) também devem ser criativos, engenhosos, abertos às novidades. Kaa, sua amiga astuta e fiel, estará sempre a sua disposição. Lembre-se
disso!

As Caçadas de Kaa

Tudo aconteceu quando Baloo estava ensinando ao filhote de homem as Leis da Jângal...
 Baloo se preocupava em ensinar a Mogli a linguagem de todos os povos: do povo caçador, das aves, das serpentes e dos animais de pêlo, e, às vezes até se exaltava dando umas patadas no menino para que prestasse bastante atenção nos seus ensinamentos; mesmo sendo freqüentemente repreendido por Bagheera. 

Um certo dia, em que o urso tinha brigado com ele, querendo provocar Baloo, Mogli disse que havia se encontrado com os bandar-log (os macacos cinzentos, o povo sem lei, os comedores de tudo). Baloo e Bagheera ficaram muito bravos e tentaram convencê-lo de que o povo macaco era muito traiçoeiro e mentiroso, pois eles não tinham linguagem própria e não tinham chefes, eram numerosíssimos, maus, sujos e sem brio. 
 - O povo macaco não existe para o povo do Jângal - disse Baloo. 

 Porém, um dos bandar-log achava que ter Mogli seria útil ao bando, pois ele sabia tecer esteiras de vime, boas para a proteção contra o vento, e desde então, passaram a seguir Baloo e Bagheera pelo alto das árvores, ocultamente; até que um dia, na hora da sesta, enquanto dormiam, subitamente, os macacos agarraram os braços e pernas de Mogli e o levaram para o alto das árvores, de modo que o urso e a pantera não conseguiam alcançá-lo. 
 Os macacos foram pulando, rapidamente, de galho em galho levando o filhote de homem para bem longe. Chill, o milhano, enquanto voava procurando comida, viu os bandar-log carregando Mogli, o menino gritou para que ele avisasse Baloo e Bagheera, então, ele voou até bem alto no céu, até tornar-se um ponto quase imperceptível a fim de bem observar onde os macacos o levariam. 

Baloo e Bagheera, por sua vez, estavam desesperados e inconsoláveis por terem descuidado e permitido que o menino corresse risco de vida. Pensativo, o urso lembrou-se de Kaa, a serpente, que sabia subir até o alto das árvores e porisso fazia os macacos gelarem de terror, e resolveu, então ir a procura de Kaa. 
Baloo e Bagheera encontraram a grande serpente de 6 metros estirada ao sol, e para convencê-la de ir atrás dos bandar-log , disseram que eles a estavam chamando de “sem pés, minhoca amarela”, que diziam que ela era uma serpente desdentada e incapaz de atacar presa maior que um cabrito novo, e que tinha medo do chifre dos bodes.

Eis que Chill desce do alto, e conta que os macacos haviam levado Mogli para as Tocas Frias, na Cidade Perdida, e que Mang, o morcego, ficaria espionando-os durante a noite.  
Os três seguiram rumo às Tocas Frias; Bagheera e Kaa na frente e Baloo, mais lento, atrás. 
Dentro do reduto dos bandar-log, na Cidade Perdida, Mogli começou a sentir fome, mas os macacos eram tão atrapalhados que perdiam as frutas e nozes que traziam, durante o percurso da volta; e não era possível caçar, pois nada havia no lugar em que estavam. Mogli começou então a acreditar no que Baloo lhe dizia a respeito dos bandar-log e tentou sair da cidade, mas os macacos fizeram-no voltar. 

Enquanto isso, quando uma nuvem tapava a claridade da lua, Bagheera e Kaa tentaram penetrar, secretamente, um de cada lado, mas, de repente, um macaco viu Bagheera e o bando inteiro investiu sobre a pantera, mordendo, arranhando e unhando, enquanto 5 ou 6 agarraram Mogli e o jogaram em um buraco cheio de cobras; mas, como o menino conhecia a linguagem das serpentes nada temeu. Com a orientação de Mogli, Bagheera correu para os tanques de água onde pode se proteger. Neste momento chegou Baloo, que pôs-se a lutar contra os macacos e Kaa que golpeava com seu corpo enorme fazendo com que os bandar-log fugissem aos gritos. 

Kaa quebrou a parede que prendia Mowgli e ele pode, finalmente, abraçar seus amigos. 
Baloo, Bagheera e Mogli foram embora e Kaa ficou, hipnotizando os macacos e saciando seu apetite.


Fonte: Alcateia em Ação - Escoteiros do Brasil - Construindo um Mundo Melhor.

Agora vamos nos lembrar da música de Kaa.

Kaá, Kaá, eu vim te perguntar... 
Como é que a cobra sobe no pezinho de limão? 
Se a cobra não tem pé.Se a cobra não tem mão, como é que a cobra sobre no pezinho de limão?  

Estica, encolhe, meu corpo é todo mole.É assim que a cobra sobe no pezinho de limão.


Kaá, Kaá, eu vim te perguntar... 

Como é que a cobra faz para se alimentar?

Eu olho nos olhos para hipnotizar.Depois eu dou o bote e está pronto o meu jantar.


Kaá, Kaá, eu vim te perguntar... 

Por que de tempo em tempo sua pele vai trocar?

Eu ando, me arrasto e o sol é de lascar.A pele fica velha, é preciso renovar.


Kaá, Kaá, eu vim te perguntar... 

Você irá conesco para o Mowgli resgatar?

Minhoca amarela? Banguela? Deixa estar...Aqueles Bandarlogs ainda hão de me pagar,e com a minha ajuda, vocês podem contar!



Chefes Baloo

2 de abril de 2013

Bagheera

Olá lobos, pais e amigos!!

Chegou o momento de conhecermos um pouco mais da história da Bagheera.


Eu sou Bagheera, uma ágil e valente pantera negra. Eu me movo rápida e silenciosamente em meio à selva e estou atenta a todos os seus sons e movimentos.
Conheço os segredos para sobreviver: um deles é cuidar do corpo para ficar forte e capaz de se defender dos males que podem me atacar.

Cuidar do corpo significa:

- alimentar-se bem;
- manter-se limpo(a);
- fazer exercícios físicos;
- evitar acidentes;
- viver em lugares limpos;
- prevenir doenças;

Cada qual é responsável pelo seu próprio corpo. Se você pretende ter um corpo forte e sadio, faça como eu!

Fonte: Alcateia em Ação - Escoteiros do Brasil - Construindo um Mundo Melhor.

E que tal relembrarmos a canção da Bagheera?


CANÇÃO DA BAGHEERA

Ela é Bagheera e é pantera negra
Ela é Bagheera e ensinou Mogli a caçar
Seus olhos verdes brilham no escuro
E ela é negra como a noite sem luar
Foi ela que na roca de conselho
Com voz macia deu um salto e falou
Direito de dizer algo não tenho
Mas dou um touro pro garoto aqui ficar


Chefes Baloo



27 de março de 2013

Especialidade - Astronomia

Olá lobinhos!!!

Você sabe o que é Astronomia? Você sabe como e por que as fases da lua e o movimento da Terra influenciam nas marés e na agricultura?
E a diferença entre Astros, Planetas, Estrelas e Constelações?


Não?? 

Então o que você está esperando para desvendar esses mistérios e ainda conquistar um distintivo??


Astronomia

1. Conhecer a influência do sol e da lua na sucessão das estações do ano.
2. Encontrar no céu o Cruzeiro do Sul.
3. Descrever os movimentos da Terra.
4. Reconhecer, no céu, as quatro fases da lua e demonstrar, por meio de exemplos práticos, a influência do fenômeno sobre a agricultura e a maré.
5. Reconhecer, no céu, três constelações.
6. Possuir noções sobre marés e eclipses.
7. Construir e expor à Seção um relógio de sol, explicando seu funcionamento.
8. Conhecer e demonstrar à Seção, por meio de ilustrações, alguns sinais meteorológicos e a tabela de classificação dos ventos.
9. Construir e expor à Seção uma luneta rudimentar para observar o céu.
10. Possuir conhecimentos sobre planetas, astros, constelações, camadas da atmosfera e outros aspectos referentes ao espaço.
11. Construir um modelo astronômico simples para ilustrar o sistema solar.
12. Organizar e apresentar à Seção uma palestra informativa sobre os instrumentos usados em um observatório e sobre os trabalhos que lá são desenvolvidos. Relacionar os principais observatórios do mundo, saber por que foram construídos nesses locais e citar alguns detalhes sobre seus telescópios.
13. Organizar e apresentar à Seção uma palestra informativa sobre trabalhos relacionados com a navegação astronômica desenvolvidos a bordo de embarcações, incluindo a descrição e o funcionamento dos instrumentos e os princípios que norteiam a navegação astronômica.
14. Demonstrar conhecimento sobre a constituição, o funcionamento e o embasamento teórico do sistema GPS (Global Positioning System – Sistema de Posicionamento Global).
15. Demonstrar saber encontrar uma posição no mar por meio dos astros e marcá-la em uma carta náutica, ou efetuar uma medição do sol para determinação da latitude na passagem meridiana.

Lembrando que dos 15 itens acima você precisa escolher e apresentar 5.O relatório deve ser escrito a mão, com capa contendo o nome do lobinho, nome da alcateia e nome da especialidade.
Não perca mais tempo. Faça sua pesquisa e descubra um pouco mais sobre esse mundo fantástico.


Chefes Baloo

22 de março de 2013

Leis e Promessa do Lobinho

Olá lobos, pais e amigos!!

A cada dia que passa novas crianças chegam para somar nessa grande família que é o movimento escoteiro.
As crianças de 7 a 11 anos começam sua vida escoteira no ramo lobo, e como em todo lugar aqui existem regras que devem ser cumpridas e metas a serem alcançadas, visando sempre um desenvolvimento global das nossas crianças.

Para os novos integrantes dessa grande família deixo as leis e a promessa do lobinho:

Leis do Lobinho



Promessa do Lobinho


Chefes Baloo

18 de março de 2013

Baloo

Olá Lobos, pais e amigos!!

Preparados para mais uma história?? Hoje vamos conhecer um pouco mais do personagem que da nome a nossa alcateia.


Meu nome é Baloo. Talvez você já tenha ouvido falar de mim. Sou um grande e sábio urso pardo encarregado de ensinar a Lei aos lobinhos e lobinhas.
Embora eu não saiba dizer palavras bonitas, sempre digo a verdade.
Durante anos, meus aprendizes foram filhotes de lobo, até que apareceu Mogli, a quem defendi na Roca do Conselho.
Desde aquele dia eu me dediquei a ensinar a Lei para Mogli. Ele aprendia com grande rapidez. Era um aluno muito inteligente e suas conquistas me enchiam de alegria e orgulho.
É claro que também era muito exigente, nunca ficava satisfeito com as primeiras explicações. Às vezes, quando estávamos descansando depois de haver saboreado mel – meu alimento preferido - ele se sentava com as pernas cruzadas e logo levantava o dedo indicador.
Isso queria dizer que ele estava buscando respostas para novas dúvidas e que começaria a
me perguntar mais e mais coisas sobre a selva e sua Lei.
Vocês, lobinhos e lobinhas, também são filhotes humanos e, sem dúvida, têm muitas coisas para perguntar e muitas para aprender. Minha grande tarefa, assim como fiz com Mogli,
é ensinar-lhes a Lei do Lobinho, para que vocês possam viver em paz com seus irmãos e irmãs.

Fonte: Alcateia em Ação - Escoteiros do Brasil - Construindo um Mundo Melhor.

E que tal aprender a canção do Baloo?

Canção de Baloo

Baloo, professor
Baloo me ensinou 
uma lei para viver. 

Eu ouço Baloo 
só faço o melhor. 
Pois feliz eu quero ser. 

Sei que tenho alguns defeitos
 que preciso superar
 com empenho e alegria 
sei que posso melhorar. 

Baloo, professor 
Baloo me ensinou 
uma lei para viver. 

Eu ouço Baloo 
só faço o melhor.
 Pois feliz eu quero ser.


Chefes Baloo